E.B. M. “MARIA LOVATEL PIRES”
Nome do Evento: PROJETO PREVENÇÃO E
SAÚDE
Local de Realização:
-
Sala
de aula – e/ ou em Horário extra-classe
Período de
Realização: Ano Letivo 2015
Trabalho
com Orientadora Educacional em Sala de Aula e contra turno
Coordenadora
do Projeto:
Márcia Terezinha
Salai – Orientadora Educacional
PROJETO
PREVENÇÃO E SAÚDE
JUSTIFICATIVA
A prevenção ao uso
indevido de drogas; informações sobre educação sexual e prevenção às DSTs/AIDS,
segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais farão parte do currículo e deverão
ser abordados nas diferentes disciplinas.
A informação
fragmentada dificulta a compreensão e a abordagem multidisciplinar leva à
compreensão do científico, do histórico, do político e do cultural.
Devemos, então, como
educadores conscientes não confundir educação preventiva com informação. A
informação é um instrumento valioso, quando devidamente utilizado e integrado à
educação preventiva. Apenas informar sobre o risco de certas práticas, não as
leva automaticamente a evitá-las.
O uso de drogas, as
questões de sexualidade, o desrespeito as normas e leis, não podem ser vistos
como um aspecto isolado da vida social, mas, devem estar inseridos num contexto
geral de saúde, de qualidade de vida, de convivência social, da ética e da
questão de valores.
Dessa forma, é a
própria filosofia da prevenção que muda. O mais importante passa a ser: refletir
sobre o sentido da existência, sobre o significado de nossos atos, sobre os
valores que cada um pode optar, em função de sua liberdade pessoal, de suas
crenças, mas, pelos quais tem que se responsabilizar.
OBJETIVOS
OBJETIVO
GERAL:
Garantir no currículo
desta Unidade Escolar a Educação Sexual, Informações e Prevenção sobre as DST/AIDS e a prevenção ao uso indevido de
drogas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Promover a atualização contínua aos
educadores para o trabalho de prevenção;
- Estimular o educando a desenvolver a
capacidade de trabalhar as suas emoções, sentimentos e auto-estima;
-Oferecer nas disciplinas do currículo,
informações sobre sexualidade e prevenção de drogas;
-Trabalhar em sessões de classe com a
Orientadora Educacional as questões de auto conhecimento, de afetividade,
adolescência e prevenção das DST/AIDS;
- Identificar com os educandos formas de
lidar com as pressões sociais;
- Envolver os pais e a comunidade no PROJETO
DE PREVENÇÃO E SAÚDE.
AÇÕES:
-
Reunião de estudo com direção, especialista e professores;
- Reunião com pais conscientizando da
importância do trabalho preventivo realizado;
-
Boletim informativo;
- Abordagem da educação sexual e prevenção do
uso de drogas nas diferentes disciplinas;
- Sessões de Classe com Orientador
Educacional com temas centrais sobre Prevenção e Saúde;
- Coletar materiais como textos informativos,
fitas de vídeos, cartazes, livros, jornais e outros, sobre os assuntos
previstos neste projeto; para uso dos professores tendo um maior embasamento
teórico as suas atividades.
- Encerramento festivo com entrega de
certificados de participação aos envolvidos diretamente no Projeto Prevenção e
Saúde.
AVALIAÇÃO
DO PROJETO
- Auto- avaliação dos envolvidos nas diversas
atividades;
Reflexão junto a Direção, Orientação,
Professores e Pais quanto ao desenvolvimento do Projeto.
OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO:
O
presente Projeto foi debatido e elaborado em 1998 com a construção do PPP
(Projeto Político Pedagógico) com a participação de toda Unidade Escolar.
O
trabalho já está sendo efetuado desde o ano de 1999 e neste ano somente algumas modificações
foram feitas.
Trabalha-se
as questões em todas os anos/séries sendo inseridas no currículo, de acordo com
a faixa etária e com o nível de interesse dos educandos, sendo aprofundado se
necessário em sessões extra classe num trabalho com a Orientadora Educacional
mediante o conhecimento e aprovação dos pais.
Portanto
é um trabalho em conjunto entre Escola e Família.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
- Apostila PROERD – Programa Educacional de
Resistência às Drogas e a Violência
-
CEBRID
– Apostilas (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas)
- Coleção Dasafios – Série TEEN – Mudanças no
Corpo. Editora Moderna.
-
Coleção
A Hora da Escola. Marielise Ferreira.
EDELBRA.
-
Coleção O Dia a Dia do Professor – Editora FAPI.
-
Coleção
Vida. O Livro dos Sexos. Editora Edelbra.
-
Coleção
Alfabetização Sem Segredos . Editora IEMAR, 1999.
-
GUIMARÃES,
Isaura. Educação Sexual na Escola – Mito e Realidade. Editora Mercado de
Letras, SP, 1994.
-
Livros
Educativos do MEC.
-
PC
– SC ( Proposta Curricular de Santa Catarina) Temas Multidisciplinares 1998.
-
PC
– SC ( Proposta Curricular de Santa Catarina) Versão Preliminar, 1997.
-
-
PC
– SC ( Proposta Curricular de Santa Catarina) Séries Iniciais, 1998.
-
PCN
(Parâmetros Curriculares Nacionais) – Volumes de 01 a 10 – MEC/SEF 1997.
-
RIBEIRO,
Marcos. Mamãe como eu nasci. 9ª. Edição. Ed. Salamandra. RJ, 1990.
-
Revista
do Professor – ESCOLA NOVA
-
Varella,
Drauzio. AIDS Hoje, 1989.
-
Vídeos
do TV Escola
- Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil – MEC/SEF, Volumes 01,02 e 03 -
Ano 1998
SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha
álcool jovens (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília: Presidência
da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 40p. Disponível
em: www.senad.gov.br
SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha
mudando comportamentos (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília:
Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 52p.
Disponível em: www.senad.gov.br
SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha
sobre maconha, cocaína e inalantes (Série Por dentro do assunto). 2ª edição.
Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
48p. Disponível em: www.senad.gov.br
SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Glossário de
álcool e drogas / Tradução e notas: J. M. Bertolote. 2ª edição. Brasília:
Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 132p.
Disponível em: www.senad.gov.br
SUDBRACK, M. F. O.;
CONCEIÇÃO, M.I.G. Jovens r violência: vítimas e/ou algozes? In: COSTA,L.F.;
ALMEIDA, T.M.C. de. (Org). Violência no cotidiano: do risco à proteção.
Brasília: Universa, 2005. P.185-198.
PROJETO PREVENÇÃO E
SAÚDE
POPULAÇÃO
BENEFICIADA
Alunos dos Anos/ Séries de
EDUCAÇÃO BÁSICA anos iniciais e finais da Escola Básica Municipal “Maria Lovatel Pires”
situado a rua Januário de Assis Corte,89 no bairro Alto da Tijuca – Canoinhas –
Santa Catarina.
RELATO
DE EXPERIÊNCIA
O trabalho surgiu da necessidade dos alunos demonstrando isso
com questionamentos em sala de aula com os professores que muitas vezes ficavam em dúvida sobre o encaminhamento
adequado as questões.
Outro
aspecto importante para o desenvolvimento do trabalho foi a Proposta Curricular
de Santa Catarina e os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) com os Temas
Transversais que trazem a importância da inclusão de temas como a prevenção do
uso indevido de drogas, a educação sexual e prevenção as DSTs/AIDS no Currículo
escolar, então tendo como base estes documentos, passamos a refletir em
reuniões pedagógicas a melhor forma de
inserir os temas no currículo, tendo em vista a realidade local.
Após
estas reflexões junto a direção e professores ouvimos os pais e todos concluíram
que o trabalho em educação sexual é
importante.
O
projeto denominado PROJETO PREVENÇÃO E
SAÚDE atende os alunos do Pré-escolar ao 9º ano, para dar mais embasamento legal e garantir sua
continuidade foi inserido no PPP (Projeto Político Pedagógico) da Unidade
Escolar.
Os procedimentos
iniciais ocorreram no ano de 1998 e a partir daquele momento o trabalho
preventivo faz parte do Currículo desta Unidade escolar com o conhecimento e
aprovação de todos os envolvidos, da parte dos pais inicialmente tínhamos
oitenta por cento de aprovação, hoje
sendo o Projeto tem total aprovação por parte de todos os segmentos
escolares.
Portanto o Projeto
foi muito bem aceito por parte dos pais, alunos e comunidade em geral, pois,
como em toda comunidade aqui também há casos de prostituição infantil, uso de
drogas entre crianças e adolescentes.
RESULTADOS E CONTINUIDADE
Acreditamos que o verdadeiro caminho
da prevenção é o trabalho contínuo trabalhando principalmente com a valorização
do “EU”, formas de como conviver com as pressões sociais.
Os sucessos do
Projeto só observarão em longo prazo quando estes educandos, hoje crianças e adolescentes
estiverem participando ativamente da sociedade como seres completos e livres
das drogas.
O Projeto como faz
parte de um projeto maior que é o PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) da Unidade Escolar, tem
sua continuidade garantida independente de professores, especialistas ou
direção dos próximos anos, pois mudar AÇÕES deste implica em ouvir todos os segmentos da Unidade
Escolar e o Projeto Prevenção e Saúde já conquistou seu espaço.
É um trabalho
gratificante, pois, atuamos numa faixa etária em que os conteúdos são
internalizados e refletem em ações positivas, levando o educando a observar e
exigir de si mesmo uma melhor qualidade de vida.
LIÇÕES APRENDIDAS
A nossa motivação
pelo trabalho superam as dificuldades, a população que atendemos é carente e a
escola representa a única forma de obterem informações.
O trabalho é simples,
mas elaborado com o esforço de todos os envolvidos, mesmo com as dificuldades
encontradas conseguimos espaço e fazemos de nossos objetivos no projeto o
objetivo de todos.
Portanto, o mais
importante é sabermos que estamos realizando um Projeto que preocupa-se com a
qualidade de vida do educando, com certeza no futuro observaremos os nossos
objetivos sendo alcançados.
ESCOLA BÁSICA
MUNICIPAL“MARIA LOVATEL PIRES”
CATEGORIA
ESCOLA
PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
IDENTIFICAÇÃO
Nome
da Instituição: Escola Básica Municipal “Maria Lovatel Pires”
Nome da Diretora:
Sandra Ribas Pereira
Nome da responsável
pelo Projeto:
Márcia Terezinha Salai (Orientadora
Educacional)
Endereço:
Rua Januário Assis Corte, 89
Bairro Alto da Tijuca –
Canoinhas – SC
TELEFONE
- (xx) 473622 – 2590
CEP -
89460000
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